RIO - Importar o frescor das primeiras experiências da adolescência diretamente para a tela da TV é a principal responsabilidade da nova e vigésima temporada de “Malhação”, que estreia amanhã, às 17h45m. Como nas primeiras fases da novela, a escola volta a concentrar grande parte da história. Há também uma lanchonete, a Misturama, o ponto de encontro dos alunos. E até o popular Mocotó, personagem emblemático vivido por André Marques por mais de cinco anos, volta a circular no pedaço. Após o fracasso de “Malhação conectados”, em 2011, seria essa uma tentativa de retornar às origens?
— O nosso foco é o jovem. A gente procurou voltar aos primeiros anos e retornar à escola, pois é a partir dela que as relações sociais são estabelecidas. Vamos tratar de velhos assuntos, mas com um novo olhar — explica o diretor de núcleo José Alvarenga, contando que o programa será voltado para a faixa dos 15 anos.
Autora ao lado de Glória Barreto — que escreveu “Malhação” no primeiro ano — Rosane Svartman (diretora dos filmes “Desenrola” e “Como ser solteiro”) explica que a dupla trabalha com uma equipe de colaboradores de diversas idades. As pesquisas são feitas nas escolas e nas ruas.
— É um universo que se repete, mas, ao mesmo tempo, é sempre único. E é essa mistureba, essas experiências de cada um que vamos levar para “Malhação” — pondera.
O roteiro é permeado por temas como amizade, primeiras paixões e relações familiares. Não faltam aquelas figuras já conhecidas: o popular, o nerd, a rebelde, a patricinha... Em foco, o triângulo formado pelo protagonistas Lia (Alice Wegmann), Dinho (Guilherme Prates) e Ju (Ágatha Moreira), amigos de longa data. Filho de Alice (Carla Marins) e Mario (Eduardo Galvão), Dinho é o garoto mais popular do Colégio Quadrante. Apesar de já ter ficado com as duas amigas, não pretende ter uma relação séria com nenhuma delas. Só quer aproveitar a vida, sem limites, de preferência.
— Os pais têm uma relação de coleguismo com o Dinho, não possuem autoridade sobre ele. Ele foi criado sem regras — descreve Carla.
Filha de Lorenzo (Marcelo Varzea), Lia faz o estilo rebelde. Sem muito contato com a mãe, que a deixou quando tinha 9 anos, extravasa sua angústia através da música. Já Ju, sua melhor amiga, é aquela menina certinha e sonhadora. Fashionista, mantém um blog informal de moda. Mora com o irmão mais velho, o universitário Bruno (Rodrigo Simas). Os pais vivem em Brasília.
— É um desafio para mim porque o personagem é mais velho do que eu. É um cara ciumento, que tem uma responsabilidade de pai e mãe — conta Rodrigo, que se divide entre as gravações da trama e os ensaios da “Dança dos famosos”.
A parte da interatividade fica a cargo de Orelha (David Lucas). Sempre conectado, o garoto chega a criar um diário on-line, o TV Orelha, que poderá ser acessado na rede.
— Ele vai usar a internet como arma. Às vezes, chega até a ser perigoso — adianta.
Além de Danielle Winits, que vive uma professora de educação física, e Leo Jaime (o dono da Misturama), Leonardo Miggiorin, Vanessa Lóes, Maria Paula e Thalma de Freitas estão entre os veteranos do elenco.
— As pessoas sempre esperam que eu faça comédia, mas vou estar muito séria em cena. A Bárbara é uma arquiteta que vive discutindo com o ex-marido, Mario — comenta ela, dizendo estar “amando” a participação em “Malhação”: — Tenho 20 anos de carreira e é ótimo estar ao lado de gente de 17, 18 anos. Faz a gente se renovar e se modernizar.
Nenhum comentário:
Não xingue;
Mostre respeito!